Relação dos Bens Materiais Tombados da Cidade de Santo André





O município de Santo André possui doze bens tombados como patrimônio cultural, desde 1992, cuja lista e informações resumidas podem ser encontradas a seguir.


Figueira "Ficus macrophila Desfontaines ex persoon"










Data de tombamento: 30/06/1992

Descrição: Figueira do tipo Ficus Macrophilla, localizada no Parque Celso Daniel – anteriormente denominado Parque Duque de Caxias.

Local: Av. D.Pedro II, 940, Bairro Jardim, Santo André.

*************************



Residência de Olga Guazelli - Casa do Olhar Luiz Sacilotto











Data de Tombamento: 11/11/1992

Descrição: Residência  construída em meados da década de 1920, desapropriada pela PMSA em 1968. Foram instalados vários serviços municipais no decorrer dos anos. Atualmente está instalada a Casa do Olhar.

Local: Rua Campos Salles, 414, Centro, Santo André.

*************************


Residência de Paulina Isabel de Queirós












Data de Tombamento: 11/11/1992

Descrição: Residência construída em meados da década de 1920, tendo sido arrendada pela Prefeitura de Santo André na década de 1930. Ali foram instalados vários serviços públicos, em especial, o Gabinete do Prefeito. O bem foi desapropriado, pela PMSA, em 1971. Atualmente ali está instalada a Casa da Palavra.


Local: Praça do Carmo, 171, Centro, Santo André.

************************



Haras Jaçatuba - Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman










Data de Tombamento: 11/11/1992

Descrição: Antiga sede da Chácara Assumpção, um dos últimos remanescentes das antigas chácaras existentes na cidade, até meados da década de 1930. Ali a família de Erasmo Assumpção mantinha o Haras Jaçatuba. Na década de1970, a área foi adquirida pela PMSA, tendo sido criado o Parque Regional da Criança. Atualmente os edifícios abrigam a Escola Municipal de Iniciação Artística Aron Feldman.


Local: Av. Itamaraty, 536, Jaçatuba, Santo André.

*************************


Cine-Teatro Carlos Gomes 











Data de Tombamento: 11/11/1992
.

Descrição: Cinema fundado em 21 de setembro de 1912 e transferido para o atual edifício em 25 de agosto de 1925. De características neoclássicas, a primeira fachada foi reformada em 1947, assim como o interior do cinema. O imóvel foi desapropriado pela PMSA, após solicitação da comunidade, em 1991. 


Local: Rua Senador Fláquer, 110, Centro, Santo André.

*************************

I Grupo Escolar de São Bernardo - Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa










Data de Tombamento: 23/11/1992.

Descrição: Prédio de características neoclássicas, abrigou o primeiro grupo escolar da região do Grande ABC. Foi construído em 1912, seguindo o modelo Mogy-Guassú de 1910. O projeto era de José Van Humbeck e a fachada de J.B.Maroni. A escola esteve instalada no local até 1978, quando foi transferida e ali instalaram-se equipamentos públicos municipais. Atualmente o prédio é ocupado pelo Museu de Santo André, que passou a utilizar o espaço em agosto de 1990. 


Local: Rua Senador Fláquer, 470, Centro, Santo André.

*************************

Associação dos Ex-Combatentes do Brasil  - Museu Militar de Expedicionários do ABCDMRR











Data de Tombamento: 23/11/1992.

Descrição: Equipamento privado destinado a conservar a memória dos ex-combatentes residentes na região do ABC. O imóvel é uma concessão da PMSA, registrada no dia 21 de janeiro de 1977.


Local: Av. Dom Jorge Marcos de Oliveira, 100, Vila Guiomar, Santo André.







*************************

Obras de Arte de Gianni Parziale














Data de Tombamento: 03/09/1996.

Descrição: Obras de autoria do artista plástico Gianni Parziale que tratam da Crucificação de Cristo, Jardim das Oliveiras, Santa Ceia, Vida e Morte e a glorificação de São Maximiliano Kolbe, Via Sacra, e um painel central que retrata a Ressurreição.


Local: Rua  Fenícia, 774, Parque Novo Oratório, Santo André.


*************************


ETA Guarará- Estação de Tratamento de Águas 













Data de Tombamento: 17/08/2002,.

Descrição: Conjunto construído em 1943 e utilizado pela Estação  de Tratamento de águas.

Local: Rua Paulo Novais, esq. Rua  Laudelino Freire









.

*************************


Vila de Paranapiacaba e  Arredores














Data de Tombamento: 07/07/2003.

Descrição: Área construída, Pátio Ferroviário e área natural. 
Local: Sitio Histórico de Paranapiacaba 





*************************

Mansão Tognato










Data de Tombamento: 17/04/2007. 

Descrição: Exemplar da arquitetura da elite industrial na cidade, construído no final da década de 1930, possuindo  familiaridade com os  grandes palacetes  da cidade de São Paulo. Propriedade particular: pertencente à Família Tognato.

Local: Residência à Av. D. Pedro II, 1313.

*************************

Casa de Culto Dâmbala Kuere-Rho Bessein













Data de Tombamento: 26/08/2007

. Descrição: Casa de Culto pertencente ao culto afro-descendente da Nação Jeje-Mahim. Com 36 anos de existência, é uma das três casas da etnia Jeje-Mahin existentes no Brasil e a única no Estado de São Paulo.
 Propriedade particular: pertencente à Alex Leme da Silva. 


Local: Av. dos Amoritas, 629, Jardim do Estádio.


*************************

Villa Rosa


Data de Tombamento: 09/10/2009

Informações: Residência construída e habitada por Ângelo Vezzá e família, cujo nome homenageia sua esposa e sua filha.
Imigrante italiano chegou à cidade em 1922 e foi um construtor muito atuante entre as décadas de 1920 e 1940, junto com seus irmãos Mário, Luiz, Ernesto e Carlos, que vieram posteriormente. Suas principais obras estão na área central, na Vila Bastos, Casa Branca e Santa Terezinha.
A residência é dos anos 1920/30, não se destacando pela originalidade, mas por representar um modelo construtivo que já foi muito comum na cidade e por ser referência de moradia desse período.

Local: Avenida Portugal nº 141, Centro.

*************************

Cine Tangará

Data de Homologação: tombado em 13.02.2003, mas não homologado.

Informações: No local da primeira feira da cidade, a família Magini edificou o cinema. A obra ficou a cargo do engº Rodolpho Weigand, autor também do Cinema Tamoio e Cine Art.
Inaugurado em 6.09.1950, possui lotação para 3.100 espectadores divididos em dois pavimentos: a platéia e o pullman. Foi o primeiro cinema do Estado a adotar o sistema cinemascope de projeção. 
A partir da década de 1950, o cinema foi arrendado para diversas distribuidoras de filmes, até que fechou na década de 2000.
Atualmente, existe uma igreja funcionando no imóvel.

Local: Rua Cel. Oliveira Lima nº 54, Centro.

*************************

Antiga Sede do Sítio Tangará – atual Casa Amarela da Fundação Santo André, reitoria do Centro Universitário Fundação Santo André.



Data de Homologação: tombado em 30.11.2011, mas não homologado.

Informações: A Casa Amarela se encontra situada no atual campus do Centro Universitário Fundação Santo André, no antigo sítio Tangará, de propriedade da família Murray até os anos 60, quando foi desapropriada. Não se conseguiu ainda precisar a data da sua construção, nem quem foram seus construtores, mas acredita-se que tenha sua origem entre a década de 1920 e início da década de 30.

Local: Av. Príncipe de Gales, nº 821, Vila Príncipe de Gales.

*************************

Imóvel remanescente da implantação do loteamento projetado pela Empreza Immobiliária de São Bernardo (Atuais Bairros Jardim e Campestre) na década de 1920.

Data de Homologação: tombado em 30.11.2011, mas não homologado.
Informações: O imóvel em questão é um dos remanescentes da implantação do loteamento projetado pela Empreza Immobiliária de São Bernardo (atuais Bairros Jardim e Campestre) na década de 1920.
O imóvel originalmente possuía elementos comuns com os estilos Normando, Tudor e Secession, dentre os quais se pode citar: jogo de telhados, utilização de falsas estruturas de madeira de enxaimel, pequenas janelas retangulares verticais. Além desses elementos, muito presentes em construções das décadas de 1920 e 1930, pode-se acrescentar elementos típicos da arquitetura neocolonial luso-brasileira que faziam parte da moldura das janelas do térreo da edificação.
Quanto às categorias de valoração imaterial, a edificação agrega pela sua permanência no tempo, manutenção da atividade comercial desde a década de 1920 e impacto visual na composição paisagem.
Atualmente funciona ali a Churrascaria D´Bréscia. 

Local: Av. D. Pedro II, nº 444, Bairro Jardim

...